Ciclo do PDCA

A Norma ISO 9001 certifica os sistemas de Gestão de Qualidade e define os requisitos para a implementação do mesmo. O objetivo desta norma é que os clientes ganhem confiança nos produtos/serviços oferecidos pelas empresas, uma vez que estes são criados de forma continuada e consistente. Quando uma empresa certifica esta norma consegue obter a tão conhecida ferramenta de qualidade: o ciclo de PDCA.                                                        O ciclo de PDCA é uma ferramenta de qualidade que tem como intuito facilitar a tomada de decisão com a finalidade de garantir o alcance das metas necessárias à sobrevivência das empresas.

O PDCA significa PLAN – DO – CHECK– ACT (Planear, Executar, Verificar e Atuar). Este modelo foi criado pelo engenheiro Walter Andrew Shewhart, na década 20, no entanto, ficou mais conhecido pelo professor americano William Deming, que é considerado o pai do controlo de qualidade nos processos produtivos.

Este ciclo é considerado mais propriamente uma ferramenta de gestão do que uma metodologia ou pensamento. O PDCA é um dos métodos mais conhecidos para ajudar a implementar um planeamento estratégico eficiente nas empresas.

Dewey refletiu sobre a solução de problemas em cinco passos, os quais foram essenciais para a criação do Ciclo PDCA que hoje conhecemos, sendo eles:

1. Perceber a dificuldade;
2. Localizar o problema;
3. Definir o problema;
4. Sugerir possíveis soluções e desenvolver através do raciocínio as influências sugeridas;
5. Observar posteriormente as soluções aplicadas, que levam a sua aceitação ou rejeição.

Como aplicar este ciclo na sua empresa?

Primeiramente é importante perceber que se trata de um ciclo. Ou seja, todo o processo é constituído por atividades que devem ser planeadas e praticadas continuamente com o intuito de melhorar o resultado.

Por norma as etapas (Planear, Fazer, Verificar e Atuar) seguem esta ordem, mas existe a possibilidade de sofrerem alterações, dependendo do objetivo estabelecido por cada entidade.

1ª Etapa – Planear – Nesta primeira fasesão definidos os objetivos de cada processo até chegar ao produto/serviço final pretendido pelo cliente.

Esta fase é composta por 5 estágios:

  1. Identificação do problema
  2. Estabelecimento de objetivos
  3. Análise do fenómeno
  4. Análise do processo
  5. Plano de ação

No fim desta fase de planeamento tem de estar definidos os seguintes pontos:

  • Quem é o responsável pelo processo
  • Quais são as saídas produzidas pelo processo
  • Quais são os eventos que promovem a atividade do processo
  • Onde se executa o processo
  • Riscos e oportunidades do processo

2ª Etapa – Fazer – Com o planeamento já pronto e detalhado na primeira etapa, chega a hora de o colocar em prática. Esta é a fase da execução do plano e considerada a etapa mais importante do ciclo.

3º Etapa – Verificar – Este terceiro passo consiste em duas fases: monitoriza e avaliar. Através de ferramentas próprias, verifica-se se existem eventuais erros ou falhas ao longo do processo.

4ª Etapa – Atuar – Esta é a última etapa do ciclo. Nesta fase são tomadas decisões e ações corretivas com base no que foi analisado anteriormente. Ou seja, nesta fase são corrigidos erros e falhas que possam ter sido encontrados no processo do ciclo. De seguida, começa tudo de novo. O PDCA deve ser retomado sempre que as práticas e processos sejam melhorados.

A importância do ciclo PDCA para as empresas

O ciclo PDCA permite melhorar consideravelmente os resultados obtidos pela gestão de qualidade. As metas podem ser atingidas com maior facilidade e rapidez, o que provoca motivação na equipa de trabalho, uma vez que tem maior foco e dedicação nas tarefas desempenhadas. 

“Coisas incríveis no mundo dos negócios nunca são feitas por uma única pessoa, mas sim por uma equipa.” – Steve Jobs

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