À conversa com a empreendedora Mayra Romão

Quem é a empreendedora Mayra Romão?

Mayra Romão, 39 anos, natural de Venezuela, Coordenadora de Segurança em Obra, Técnica Superior de Segurança no Trabalho, Formadora, Gestora da MWL – Formação e Consultoria e o papel mais desafiante mãe da Margarida.

Nasci na Venezuela, e vim para Portugal com 3 anos, estudei até ao 12º ano, em Soure, vila perto de Coimbra, ingressei na universidade e tirei o curso de Química Industrial, fiz Erasmus em Clermont Ferrant, onde continuei o trabalho de estágio na área da Fotoquímica e Espectroscopia Molecular, com o estudo da fotodegradação de herbicidas através de  fotossensibilização e fotocatálise. Realizei o estágio profissional num laboratório de análises químicas de uma fábrica de rações. Entretanto tirei o CAP de Formadora, o CAP de Técnica Superior de Segurança no Trabalho, comecei a desenvolver a atividade como Formadora para várias entidades formadoras. Em 2009, foi-me dada a oportunidade de Coordenar cursos de formação financiada, um projeto piloto em Portugal, para jovens e adultos com autismo, na APPDA Coimbra, no âmbito da Medida 6.2 – Qualificação de Pessoas com Deficiência e Incapacidade, do POPH. Foi uma experiência muito enriquecedora, que decorreu até 2013. Em 2013, tomo a decisão de sair da APPDA Coimbra e vou viver para Oeiras com o meu companheiro.

Como começou esta experiência de ser empreendedora?

Em 2013, decidi deixar o certo e abraçar o incerto, despedi-me, mudei de cidade, posicionei-me como profissional no mercado competitivo como é o de Lisboa e percebi que há muito espaço para fazer prosperar as empresas em Portugal, a começar pela Formação Profissional. Em junho de 2015, tomei a decisão, alinhada com a minha paixão pela área da Formação Profissional e Segurança e Saúde no Trabalho, e fundei a MWL-Formação e Consultoria. O M de Mayra, o L de Luís e o W que nos une nos negócios e na vida. Na MWL contribuímos para a melhoria das qualificações e incrementamos as aprendizagens ao longo da vida, dos(as) trabalhadores(as), assegurando a qualidade do investimento em formação com impacto na competitividade das empresas.

E quais os maiores desafios até ao momento?

O maior desafio de todos é a sustentabilidade da MWL – Formação e Consultoria, independentemente do valor faturado, mensalmente temos de pagar os impostos à Segurança Social e à Autoridade Tributária. Os outros desafios são diários uma vez que fazemos propostas personalizadas para as empresas é necessário conseguirmos responder às necessidades das empresas e criar necessidades, e que estas propostas sejam adjudicadas e pagas.

Por vezes é difícil gerir o nosso tempo quando temos tantas tarefas diárias por fazer. Como é gerir uma vida pessoal sendo empreendedora?

É o maior desafio de todos, uma vez que a mente e as responsabilidades de uma empreendedora não param, mas ainda assim, tem de haver momentos de muita qualidade com a família e garantir que os laços e o amor são reforçados continuamente.

Que conselhos/Dicas para futuras mulheres empreendedoras que pretendam iniciar o seu novo projeto profissional?

Estudar bem o plano de negócio, alinhá-lo com o teu propósito de vida, e pensar na sua sustentabilidade. A outra dica muito importante, deixar o medo para trás e avançar com todo o teu conhecimento, alegria, amor, força de vontade e resiliência. Há sempre momentos de muitas dúvidas, quem não os tem? Mas se estamos alinhadas com o nosso propósito e atentas ao que se passa à nossa volta, conseguimos perceber como responder aos desafios que surgem diariamente. “The universe has your back.”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Site no WordPress.com.

EM CIMA ↑

Create your website at WordPress.com
Get started
%d bloggers like this: