Qual a importância das Relações Interpessoais?

Os relacionamentos interpessoais estão relacionados com a interação entre pessoas, sejam elas equipas de trabalho ou familiares e amigos. É associada a qualquer tipo de relação entre duas ou mais pessoas. Para o sucesso das empresas, as relações interpessoais, são extremamente importantes. As pessoas têm comportamentos, formas de pensar e agir distintas, e estes fatores refletem-se diretamente nos resultados das empresas e dos(as) profissionais.

O ambiente nas empresas pode influenciar de forma positiva o comportamento dos(as) trabalhadores(as), mas também de forma negativa. Quando é positivo aumenta a produtividade, satisfação e bem-estar, no entanto, quando negativo pode prejudicar a qualidade de vida dos(as) profissionais e objetivos da empresa.

Ao longo dos tempos o mercado laboral abandonou a ideia de que só os ativos tangíveis, como as máquinas de trabalho, movimentavam a economia e passou a investir mais no capital humano. As pessoas com as suas crenças, comportamentos e valores passaram a ser a chave que determina o sucesso das empresas e organizações, ou pelo contrário, o seu fracasso.

Se as relações interpessoais nas empresas estão enfraquecidas, o clima torna-se negativo, o que gera desentendimentos e disputas internas, e os(as) trabalhadores(as) perdem o foco e motivação. A habilidade de cultivar bons relacionamentos interpessoais requer trabalho de autoconhecimento e empatia.

Quais as vantagens para as empresas e profissionais ao desenvolver habilidades para melhorar os relacionamentos interpessoais?

Vantagens para os(as) profissionais:

  • Vantagem competitiva de mercado – Um profissional que saiba trabalhar em equipa tem mais hipóteses num processo seletivo ou de promoção;
  • Autoconhecimento – É muito importante conhecermo-nos a nós próprios e saber como lidar connosco, antes de lidarmos com os outros;
  • Reconhecimento – Quem cultiva mais relacionamentos interpessoais tem sempre mais oportunidades de crescer nas empresas, além do trabalho ser reconhecido e respeitado;
  • Respeito – As pessoas respeitam e admiram pessoas empáticas, que não causam conflitos e saibam reconhecer os seus erros;
  • Satisfação – Trabalhar num ambiente onde o nosso trabalho é reconhecido e respeitado, traz mais harmonia e contribui para o aumento da satisfação.

Vantagens para as empresas:

  • Profissionais mais capacitados – Investir no autoconhecimento dos(as) trabalhadores(as) para que estes consigam identificar pontos que podem ser melhorados;
  •  Aumento da produtividade – As empresas que investem nos relacionamentos interpessoais apresentam uma maior produtividade por parte dos(as) trabalhadores(as), isto porque, as emoções são mais positivas e estes(as) estão mais motivados no seu local de trabalho;
  • Melhora o clima organizacional – Quando as empresas cultivam relacionamentos interpessoais oferecem um ambiente organizacional mais harmonioso, o que aumenta a motivação e a produtividade dos seus(uas) colaboradores(as);
  • Maior lucro – Com um bom ambiente no trabalho e colaboradores(as) motivados, os resultados e objetivos das empresas serão mais facilmente atingidos;
  • Menor rotatividade de colaboradores – Quando os colaboradores se sentem realizados nos seus locais de trabalho, a vontade de permanecer e interagir na empresa é maior;
  • Diminuição de custos – Com profissionais focados e satisfeitos, a rotatividade diminui, consequentemente os custos de turnover serão também maiores.

  A MWL apresenta o Curso Comunicação e Relacionamento Interpessoal

No final da formação, os(as) formandos(as) serão capazes de:

  • Reconhecer os principais tipos de comunicação
  • Utilizar estratégias de comunicação assertiva e linguagem não-verbal nas suas relações interpessoais
  • Identificar os tipos de conflitos nas relações interpessoais e geri-las da forma mais eficiente possível.
  • Perceção do impacto do grupo nas relações interpessoais

Faça a sua inscrição ou contacte-nos para mais informações: geral@mwl.pt

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