Pratique o Mindfulness e evite o stress no trabalho

O stress constitui uma das maiores causas de doenças relacionadas com o trabalho. Este pode ser definido como um conjunto de reações emocionais, cognitivas, comportamentais e fisiológicas, e pode também estar relacionado com fatores adversos nas organizações e ambientes de trabalho.

O stress é um problema que atinge grande parte da população ativa e os seus efeitos podem ter consequências graves para a saúde e qualidade de vida dos(as) trabalhadores(as).

Quais as principais causas do stress no local de trabalho?

  1. Carga de trabalho excessiva – Quando existe muito trabalho acumulado, os(as) trabalhadores(as) sentem-se pressionados(as) e sobrecarregados(as);
  2. Ausência de trabalho – Por outro lado, a ausência de trabalho pode também ser uma causa do stress, uma vez que, os(as) profissionais não se sentem valorizados e reconhecidos;
  3. Controlo – O controlo pode estar relacionado com o facto do(a) trabalhador(a) se sentir controlado(a) pelas suas chefias, ou o(a) trabalhador(a) ter falta de controlo no seu trabalho, por exemplo, não poder tomar determinadas decisões;
  4. Relações interpessoais – As más relações interpessoais com colegas e chefias também pode ser uma das causas do stress laboral. A falta de apoio, ajuda e trabalho de equipa contribuem bastante para este problema.
  5. Segurança laboral – A falta de segurança no trabalho, por exemplo os contratos de trabalho temporários ou mudanças do local de trabalho, são fatores que contribuem para a aumento do stress dos(as) funcionários;
  6. Salários – As questões salariais também têm um grande contributo para o aumento do stress dos(as) profissionais.

Como pode a pratica de Mindfulness ajudar a reduzir o stress no seu local de trabalho?

O Mindfulness é a capacidade de estar presente. Ou seja, não é pensar no passado ou no futuro, mas sim ter a mente e o corpo no momento presente. É estar consciente do que nos rodeia, das nossas emoções e do nosso corpo.

Todos os dias somos “inundados” com inúmeros pensamentos em simultâneo, e acabamos por não nos concentrar no que está ao nosso redor.

O Mindfulness tem a prática formal e informal. A prática formal é a meditação, fazer o esforço da atenção plena. A prática informal consiste em trazer o que aprendemos na meditação para o dia-a-dia. Por exemplo, quando estamos a conduzir para nos deslocarmos para o local de trabalho, prestarmos atenção total no caminho sem irmos em modo piloto automático.

Mas afinal, porque ajuda o Mindfulness a reduzir o stress? O Mindfulness ajuda na redução do stress uma vez que, faz com que evitemos o excesso de estímulos externos e uma grande quantidade de pensamentos ao mesmo tempo, o que acaba por gerar cansaço psicológico.

5 Dicas de Mindfulness para gerir o stress no trabalho

  1. Meditação – O objetivo da meditação não é parar de pensar, mas sim, mudar a forma como nos relacionamos com os nossos pensamentos diários;
  2. Desligue o “piloto automático” – Três respirações profundas no seu percurso matinal, podem ajudá-lo(a) a estar mais tranquilo(a), presente e consciente;
  3. Escuta consciente – Quando alguém está a falar consigo, está a dar-lhe a devida atenção ou já está a pensar na sua resposta? Com a atenção plena, praticamos a escuta ativa e tentamos verdadeiramente compreender o que nos estão a dizer;
  4. Faça pausas com atenção plena – Pelo menos duas vezes durante o seu dia de trabalho, faça pausas conscientes. Desconecte-se das redes sociais e do seu computador e concentre a atenção na sua respiração. Esta prática ajuda-o(a) a tomar consciência dos seus pensamentos, antes que estes o(a) dominem;
  5. Calma no regresso a casa – Observe pequenas coisas no regresso a casa, repare no trajeto, desligue-se. Acalme o turbilhão de pensamentos presentes no seu dia de trabalho;

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