Como prevenir e gerir os Riscos Psicossociais?

Os Riscos Psicossociais estão relacionados com um ambiente de trabalho problemático, que pode originar efeitos negativos a nível psicológico, físico e social.

De forma geral, os Riscos Psicossociais estão relacionados com a pressão nos locais trabalhos, carga excessiva de trabalho, problemas pessoais dos(as) trabalhadores(as), más relações interpessoais, entre outros fatores. É importante que os(as) colaboradores(as) das empresas, assim como a própria entidade empregadora, estejam alerta para o aparecimento de determinados sinais, tais como:

  • Cansaço extremo;
  • Stress;
  • Fraca produtividade;
  • Depressão;
  • Dificuldades na concentração.

Aproximadamente metade dos(as) profissionais europeus considera que o stress é uma situação comum nos seus locais de trabalho. Os Riscos Psicossociais e o stress podem ser controlados da mesma maneira que qualquer outro problema de saúde e segurança no local de trabalho.

Os(as) trabalhadores(as) sentem stress quando as tarefas em que estão envolvidos são muito exigentes, e superam a capacidade de as solucionar.

Além dos problemas de saúde mental, os(as) funcionários(as) afetados por stress prolongado podem acabar por desenvolver um conjunto de problemas mais sérios de saúde física, como doenças cardiovasculares ou problemas músculo-esqueléticos.

Como prevenir os riscos psicossociais?

  • Bom relacionamento interpessoal e boa comunicação no local de trabalho;
  • Gestão do Stress;
  • Promoção da Saúde e Bem-Estar;
  • Participação (não só da empresa como também de todos os(as) trabalhadores(as)), em assegurar a avaliação e controlo destes riscos.

Para as empresas, os efeitos negativos destes riscos, incluem um fraco desempenho dos(as) trabalhadores(as), falta de produtividade, aumento das taxas de absentismo, trabalhadores que se apresentam doentes nos locais de trabalho e estão incapazes de desempenhar as suas funções, e o aumento das taxas de lesões e acidentes de trabalho.

As entidades empregadoras têm a responsabilidade de assegurar a avaliação e controlo dos riscos nos locais de trabalho, no entanto, é também fundamental, o envolvimento de todos(as) os(as) profissionais das empresas, uma vez que, estes(as) têm uma melhor perceção dos problemas e riscos que podem ocorrer nos seus locais de trabalho.

Sugerimos a todos os Empregadores atentos ao desempenho e saúde da sua equipa, que façam uma consulta aos(às) Trabalhadores(as) no âmbito dos “Factores de Risco Psicossociais”, uma análise cuidadosa das respostas e identifiquem medidas preventivas e/ou corretivas para eliminar ou reduzir estes Factores.

Para quem pretende ir um pouco mais além, e porque é obrigatório, desafiamos a elaboração do “Código de Boa Conduta para a Prevenção e Combate ao Assédio no Trabalho”. Estamos disponíveis para desenvolver consigo este trabalho.

A MWL apresenta o Curso Fatores de Risco Psicossociais

Objetivos:

  • Consolidar e reforçar competências na identificação e avaliação dos factores de risco psicossociais.

Faça a sua inscrição aqui ou envie-nos um e-mail para mais informações: geral@mwl.pt

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑

Create your website at WordPress.com
Get started
%d bloggers like this: