Como promover a Felicidade na sua empresa?

A felicidade” é uma sensação de bem-estar e contentamento, que pode ocorrer pelos mais variados motivos. É um momento durável de satisfação em que o indivíduo se sente plenamente feliz e realizado.”

Nos dias de hoje, cada vez mais, observamos no mercado laboral uma geração de trabalhadores(as) que não se mantêm nos empregos por receberem um grande salário ou trabalharem numa grande empresa. O que a nova geração de profissionais procura é bem-estar, satisfação e felicidade nos seus locais de trabalho.

São várias as empresas que já encontraram novas formas de se reinventarem de modo a proporcionar bem-estar e satisfação a todos(as) os(as) seus(uas) colaboradores(as).

O bem-estar e a felicidade são pilares fundamentais para o sucesso das empresas.                      Os(as) colaboradores(as) quando se sentem mais felizes e motivados acabam por criar mais valor, ser mais criativos e produtivos.

É da competência das empresas o estabelecimento de políticas de desenvolvimento profissional claras e transparentes, de modo a que todos(as) os(as) trabalhadores(as) tenham ambições e saibam como fazer para as alcançar.

Como podem as empresas aumentar os níveis de Felicidade?

  1. Reconhecimento profissional

As empresas precisam de demonstrar que valorizam os seus trabalhadores. Desta forma os colaboradores irão sentir-se mais motivados.

  • Desenvolvimento da carreira

Um ambiente interno de aprendizagem fará com que os(as) profissionais se sintam mais felizes ao desempenhar as suas funções diárias.

  • Bons Relacionamentos Interpessoais

A comunicação é extremamente importante. Os líderes devem comunicar diariamente com as suas equipas e dar feedback, referindo os pontos fortes e todos aqueles que podem ser melhorados.

  • Valores definidos

A empresa deve ter os seus valores claros e bem definidos. Quando isto acontece as equipas de trabalho ficam mais fortalecidas.

  • Interesse nas funções desempenhadas

Todos(as) os(as) trabalhadores(as) gostam de tarefas desafiantes e interessantes. Sentem-se mais motivados com este tipo de funções. A rotatividade de tarefas é importante para estimular os colaboradores a saírem das suas rotinas e enfrentarem novos desafios.

No ano 2019 a empresa distinguida por ser a mais feliz do país foi a Hiti Portugal. Esta entidade encoraja momentos de envolvimento dos(as) trabalhadores(as) na vida da empresa e proporciona mais tempo para que os trabalhadores estejam com as suas famílias, se dediquem a atividades de lazer e causas solidárias.

E qual o papel do Gestor da Felicidade nas empresas?

O gestor da felicidade é responsável por desenvolver um ambiente de trabalho saudável, que permita que os(as) colaboradores(as) se sintam realmente felizes nos seus locais de trabalho.     É essencial que as equipas se encontrem satisfeitas, só assim as empresas conseguem atingir bons resultados.

Para mais informações entre em contacto connosco: geral@mwl.pt

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